top of page

Em 1938, o Ceará, que era chamado de “Terra do Sol, Terra da Luz”, recebeu um novo título, o de “Terra do Sol da Eucaristia e Terra da Adoração Perpétua”. Neste mesmo ano, a “senhorinha” Rosita Paiva, então com 29 anos, foi escolhida como “secretária geral” da Obra da Adoração Perpétua, instalada na Igrejinha São Benedito. A Obra foi fundada com a chegada dos primeiros religiosos Sacramentinos, que vieram ao Ceará a convite do Monsenhor Luís Carvalho, então pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Rosita Paiva logo ficou conhecida como “uma das incansáveis pioneiras do Apostolado Eucarístico” na época.

Entre a inspiração inicial de fundação do Instituto Josefino, pelo Monsenhor Luís Carvalho, e a concretização deste sonho, Rosita Paiva dedicou-se, incansavelmente, ao Apostolado Eucarístico na capital cearense, vindo a ser um dos pilares da recente inaugurada Obra da Adoração Perpétua no estado do Ceará. Durante toda a sua vida, Rosita Paiva demonstrou um grande entusiasmo e amor pela Eucaristia, transmitindo a todas as suas filhas do Instituto que a Eucaristia seria o centro de sua vida e de sua missão. Todos os dias - contam algumas irmãs que conviveram com ela - pelas 18h, Rosita Paiva, onde estivesse, fazia uma visita espiritual ao sacrário de alguma das casas do seu Instituto e repetia sempre a jaculatória “Graças e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento”.

feed 2.png
feed 3.png

Hoje, 86 anos depois, remontamos este ardor eucarístico de Rosita Paiva e queremos mostrar a toda a nossa arquidiocese o exemplo desta filha singular e eucarística, por meio da Romaria Eucarística pela sua beatificação.

            Assim, convidamos todos para formarem suas caravanas nas paróquias, comunidades, capelas e instituições de nossa Arquidiocese de Fortaleza e a se fazerem presentes no próximo dia 26 de maio, a partir das 8h, no Santuário Arquidiocesano de Adoração – Igreja São Benedito (Av. Imperador, 1165 – Centro – Fortaleza/CE).

Como gesto concreto de Eucaristia na dimensão social, à exemplo de Rosita Paiva que chamava os pobres de “meu Cristo partido”, pedimos a docação de alimentos não perecíveis para as Obras Sociais do Santuário.

PROGRAMAÇÃO DA ROMARIA EUCARÍSTICA:

8h00 – Eucaristia – Dom Jorge Alves Bezerra, sss (bispo diocesano de Paracatu-MG).

09h00 – Acolhida às caravanas e louvor

09h20 - Hora Santa e bênção solene do Ssmo. Sacramento – Pe. Fco. Júnior, sss (reitor 

             e pároco).  

10h20 – Intervalo (visita à exposição Rosita Paiva e lanche)

10h50 – “A vocação eucarística da Serva de Deus Rosita Paiva’ – Ir. Marly Carvalho, IJ (vice postuladora).

11h20 – Testemunhos – Ir Josineide Alves, IJ (superiora geral do Instituto Josefino)

11h50 – Apresentação cultural da escola Josefina Mater Amabilis

12h00 – Bênção da água e objetos de devoção – encerramento.

feed 4.png
bottom of page