Capítulo Geral

2017 - ANO CAPITULAR

CONVERSÃO E DISCERNIMENTO, este é o tema do nosso Ano Capitular. O Ano Capitular é um tempo marcado pela busca de maior unidade congregacional, através do estudo, da oração, reflexão e da vivência do nosso Carisma e da nossa Espiritualidade.

Neste tempo, nós assumimos a preparação do XI Capítulo Geral Ordinário Eletivo, evento magno do nosso querido Instituto e quando somos convidadas a fortalecermos a oração, o estudo e o diálogo como ações básicas neste ano: “O tempo do Capítulo é de discernimento para as comunidades, para cada Josefina, e para o Instituto como um todo. Requer estudo da realidade, oração e disponibilidade para o diálogo entre as Irmãs. Que o Ano Capitular seja tempo de graça, para resgatar o que estava na origem e, a partir disso, desenvolver a obra que Deus pede” a cada uma de nós.

O nosso Instituto não caminha no improviso, motivo pelo qual, antes do Capítulo Geral, toda a família Josefina é convidada a viver este tempo. O Ano Capitular é um tempo privilegiado de preparação para a celebração do XI Capítulo Geral Ordinário Eletivo, que será celebrado de 05 a 14 de janeiro de 2018. E este será um tempo de escuta, diálogo, oração e conversão.

O Capítulo é um momento de comunhão eclesial e congregacional. O Instituo Josefino não nasceu para si, mas, na Igreja, nasceu para o Reino.  Para nós este Capítulo Geral é um acontecimento de grande esperança, de integrar valores, de nos tornarmos mais coerentes com os valores do Evangelho e do nosso Carisma.

Ao abrir este Ano Capitular, convidamos a todos: Irmãs, leigos e leigas, sacerdotes e bispos para que se unam conosco, neste tempo de advento do Capítulo, tempo de graça e conversão, para que nós, Josefinas, possamos  passar para a outra margem, com Jesus, construindo comunidades solidárias, enviadas a testemunhar a justiça e a profecia do Reino de Deus.

Que neste ano nos empenhemos com vigor para tornar o nosso Instituto mais unido, mais orante e missionário. Que possamos fortalecer a vivência da nossa espiritualidade para solidificar as nossas relações fraternas.

E assim, minhas caras Irmãs, Formandas, Amigas e amigos do Carisma Josefino, acolhamos o ANO CAPITULAR, com a certeza de que o BOM DEUS NÃO NOS ABANDONARÁ, JAMAIS! Sigamos firmes, confiantes em dias melhores, e perseverantes ao atender os apelos dos nossos Fundadores: Mons. Luís Rocha, Dona Rosita e Dom Antônio. E Pedindo sempre a intercessão de São José, nosso Pai Protetor e Maria Rainha dos Mártires.

Maria Otacília da Silva

Superiora Geral