top of page

Carisma Josefino

EXPRESSÃO DO CARISMA

A Josefina é pessoa envolvida pelo mistério do Amor, grata e apaixonada pela vida, integrada na totalidade imanente e transcendente do seu ser, sinal da ternura de Deus.

Escolhida e Consagrada ao Primado do Absoluto de Deus, com o coração indiviso, assume com radicalidade o seguimento de Jesus Cristo, vivendo na força do amor - comunhão a alegria da caridade que humaniza, restaura e qualifica as relações fraternas.

Identificada com o coração de fogo do Fundador, Monsenhor Luís de Carvalho Rocha, aberto à fonte divina da INSPIRAÇÃO CARISMÁTICA, compromete-se com a defesa da criança perseguida, carisma especifico de sua vocação.

Conduzida pelo Espírito do Senhor, encarna a espiritualidade cristocêntrica, mariana, Josefina, colaborando na missão do sacerdote, numa mística eucarístico - martirial. Solidária com as dores do mundo, engaja-se na luta em defesa da vida, sem medo de sentir o “gosto esquisito do sangue dos mártires” que corre em suas veias.

Tem em Maria, Rainha dos Mártires, mulher que assume o sofrimento humano, o referencial do martírio cotidiano, inspirado na vida oculta, simples e humilde da Família de Nazaré.

Como filha da Igreja, determinada “a fazer Deus conhecido e amado,” avança na missão sem fronteiras “disposta a atender as exigências dos novos tempos”, tomada de “paixão por Cristo e pela humanidade”.

Desafiadas pela Palavra de Deus, no “Grito dos Santos Inocentes” e Impulsionadas pela força do Espírito, assumimos o Carisma do Fundador, como sinal profético e libertador, na singularidade de nossa identidade vocacional em defesa da fé e da Igreja.

Assumimos o compromisso com a defesa da criança perseguida; apoiamos e colaboramos com o sacerdote em sua missão.

CARISMA

Alimentadas pela Palavra e pela Eucaristia cultivamos a espiritualidade cristocêntrica – mariana -josefina, que,  animada por uma mística eucarístico - martirial e sacerdotal, nos torna  solidárias com as dores do mundo.  Jesus, perseguido nos Santos inocentes, Maria, Rainha dos Mártires e São José são nossos referenciais por sua vida oculta, simples e humilde na Sagrada Família de Nazaré.

ESPIRITUALIDADE

MISSÃO

Chamadas a participar mais efetiva e intimamente da missão do sacerdote atendemos aos apelos pastorais da Igreja diocesana, regional, nacional e universal, conforme as necessidades de cada região, com o olhar sempre voltado para a criança perseguida, por quem nos empenhamos na educação, promoção e formação humana e religiosa junto à família. Como filhas da Igreja determinadas a fazer Deus conhecido e amado engajamo-nos na luta em defesa da fé e da vida, sem medo de sentir o “gosto esquisito do sangue dos mártires” que corre em nossas veias.

SÍNTESE

Somos comprometidas com a defesa da criança perseguida; apoiamos e colaboramos com o sacerdote em sua missão, nas comunidades e pastorais paroquiais e diocesanas, conforme os apelos da Igreja, com atenção especial à educação, promoção e formação humana e religiosa da criança junto à família. Nossa espiritualidade é cristocêntrica, mariana, josefina, animada por uma mística eucarístico-martirial e sacerdotal. Solidárias com as dores do mundo, engajamo-nos na defesa da fé e da vida, tendo em Jesus perseguido nos Santos Inocentes, em Maria, Rainha dos Mártires e em São José, nosso referencial por sua vida oculta, simples e humilde na família de Nazaré.

ORAÇÃO DO CARISMA

Senhor Deus, Pai providente e bom, nós vos louvamos por nos terdes criado à vossa imagem, envolvendo-nos no mistério imanente e transcendente da vossa graça, da vossa ternura e do vosso amor.

Nós vos agradecemos por nossa consagração e pedimos que de coração indiviso, vivamos com radicalidade o seguimento do vosso Filho Jesus, na força do amor comunhão e na alegria da caridade que humaniza, restaura, qualifica e santifica nossas relações fraternas.

Abrasai o nosso coração com o mesmo fogo com que abrasastes o coração do nosso fundador Mons. Luis de Carvalho Rocha, para que fortalecidas na vossa Palavra nos comprometamos com a causa da criança perseguida, carisma específico da nossa vocação.

Enchei-nos do vosso Santo Espírito, para que encarnemos nossa espiritualidade Cristocêntrica, Mariana, Josefina, intimamente unida à missão do sacerdote para que, assim, alimentadas pela Eucaristia, vivamos nossa mística martirial, profeticamente solidárias com as dores do mundo, sem medo de derramar o sangue dos mártires que corre em nossas veias.

Que, Maria, Rainha dos Mártires, seja para nós o modelo referencial do martírio cotidiano, por sua vida humilde, oculta e simples em comunhão com Jesus e com José na Sagrada Família de Nazaré.

Que nosso bom Pai São José, avance conosco na missão sem fronteiras, e nós, suas filhas, determinadas a fazer Deus conhecido e amado, estejamos sempre dispostas a perceber os sinais dos tempos e atender às suas exigências e os novos desafios tomadas de paixão por Cristo e por sua Igreja. Isto vos pedimos, ó Pai, por Jesus Cristo na Unidade do Espírito Santo. Amém.

bottom of page